quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vendedores e o e-commerce = Dinossauros e Meteoros

Há algum tempo atrás quando a internet começou a tomar corpo e as empresas começavam a utilizar a nova ferramenta para comercializar seus produtos e serviços através do e-commerce, muitos vendedores me abordavam com o seguinte questionamento: “Será este o fim da carreira de vendedor ? “

A preocupação da classe se prendia ao fato de que a partir de então, os clientes poderiam encontrar os produtos e os melhores preços em um simples clique.

Acabei por preparar uma palestra para explicar aos vendedores que a profissão não acabava ali, mas que estava passando por um grande processo de mudanças.

O que me supreende é que ainda hoje, temos vendedores que se sentem ameaçados pela internet e afirmam ser esta ferramenta uma grande concorrente.

Para ilustrar o assunto, gosto de fazer uma analogia ao tempo em que os dinossauros habitavam o planeta terra.
Eles eram grandes, fortes e dominavam o planeta. Nada parecia ameaçar seu reinado. Até que um meteoro colocou um ponto final em sua existencia. A morte dos dinossauros permitiu que outros seres tivessem a oportunidade de se desenvolverem e evoluir.

A internet é o meteoro que caiu sobre a terra e mudou toda a situação do planeta. Trouxe muitas mudanças na relação cliente /vendedor .

Estudos da Intel mostram que 64% dos internautas pesquisam na internet, antes de comprar pessoalmente e o twitter transformou-se em uma eficaz ferramenta de aproximação das empresas com os clientes.

Os dinossauros são os antigos vendedores que só vendiam preço e prazo de entrega, os famosos tiradores de pedido.

Estes, certamente foram extintos e a nova espécie que surgiu e vem evoluindo no lugar da extinta é o vendedor consultivo.

Aquele que sabe ouvir e entender as necessidades do cliente, não pratica “empurroterapia” . Ele é um profissional de vendas que visa manter um relacionamento contínuo com o cliente , vende soluções e não simplesmente produto e preço.

Se você é vendedor, pense nisso, tire proveito das mudanças para não ser extinto.

Invista em sua carreira , profissionalize-se e

Bons Negócios !

WWW.pinaconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!